• O que fazer no caso de faltar energia elétrica quando há alguém dentro do elevador?

O passageiro deve permanecer calmo, caso falte energia elétrica ou em uma parada imprevista do elevador. Ele não deve tentar sair sozinho ou com ajuda de pessoas despreparadas para tal. Lembre-se de que não há qualquer risco de queda do elevador. Por isso, deve-se aguardar a assistência técnica, que dá prioridade para casos como esse, ou o atendimento do Corpo de Bombeiros em casos especiais.

  • O que é feito no serviço de conservação de elevadores?

Durante o serviço de conservação são realizados procedimentos padrão, como a limpeza, a lubrificação de peças do elevador e pequenos ajustes

O técnico responsável pela manutenção também observa e avalia o funcionamento das máquinas e do elevador, a fim de identificar se todos esses componentes estão operando adequadamente. Caso haja alguma anormalidade, o técnico avalia se o reparo a ser aplicado pode ser feito imediatamente ou se a condição em questão necessita de análise do setor de engenharia da empresa prestadora de serviços para posterior reparo.

  • Se eu ficar preso no elevador posso sentir falta de ar? E se a cabina estiver lotada?

Não vai faltar ar, mesmo que a cabina esteja lotada. O ar chegará até você, ainda que a cabina esteja lotada, através de aberturas que estão na parte superior do elevador, que permitem a ventilação. Essa condição está prevista, inclusive – ou seja, é obrigatória – em legislação e na Norma NM 207:99 da ABNT, item 5.2.3, “Ventilação da Caixa”, que determina que devem existir aberturas na parte superior da cabina, ligadas diretamente ao exterior do edifício, através da casa de máquinas. Ou seja, você não terá falta de ar por ausência de oxigênio, mas pode ter a sensação psicológica de falta de ar por alguma questão emocional, causada pelo nervosismo em estar preso dentro de um elevador. Assim, mantenha a calma, respire fundo, acione o alarme e em hipótese alguma saia com o elevador parado entre um andar e outro. Aguarde socorro especializado e só saia do elevador quando ele estiver parado em algum andar.

  • Devo ter um consultor para me orientar sobre o que pode o não ser feito no elevador?

A empresa conservadora é a sua consultora em questões que envolvam a manutenção e os cuidados com o elevador. Ela é capacitada para atender a todas as suas dúvidas e oferecer soluções seguras e confiáveis. Não há mal em ter um consultor, desde que esse profissional seja capacitado para tal empreitada e seja e imparcial em sua avaliação técnica. Caso não confie na capacitação da empresa prestadora de serviço, o indicado é buscar outra empresa na qual confie plenamente.

  • A luz do elevador se apagará se a energia acabar?

Não, a ventilação de ar e a iluminação de emergência dos elevadores estão ligadas a uma bateria. Portanto se acabar a energia elétrica no prédio, a iluminação de emergência acenderá automaticamente.

  • Caso o elevador pare de funcionar, quem estiver do lado de fora pode fazer o resgate dos passageiros?

Não, erro gravíssimo tentar o resgate de passageiros presos no elevador por pessoal não habilitado.
Qual motivo? É um risco para quem está dentro da cabina, é um perigo para quem não tem a habilitação necessária.
O que fazer? Acionar os botões de emergência dentro da própria cabina para sinalizar a parada do equipamento e/ou ligar para a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos e efetuar um chamado técnico.
Importante: Os resgates deve ser realizado somente por funcionários da empresa de manutenção devidamente capacitados ou pelo corpo de bombeiros. Os que estão do lado de fora devem conversar com os passageiros presos para que fiquem calmos e aguardem a assistência.

  • O elevador pode abrir suas portas mesmo que não esteja no andar solicitado?

O elevador possui dispositivos de segurança que identificam quando o equipamento parou no andar solicitado.
Caso o passageiro force a porta para abri-la, se o elevador não estiver no andar, as travas não permitem que haja uma entrada por parte da pessoa.

  • Apertar várias vezes o botão de chamada faz o elevador chegar mais rápido?

Não. Pois quando apertamos o botão pela primeira vez o elevador já registra o chamado. Toques adicionais no botão são ignorados pelo controlador. Essa atitude, bastante comum, pode prejudicar a conservação do elevador, devido ao desgaste do botão antes do tempo.  Apertar o botão apenas uma vez, aumenta a eficiência dos elevadores no atendimento aos passageiros.

  • O que deve ser mencionado sobre a falta de segurança?

Portas que fecham em cima dos usuários, ou que os prendem dentro, cabines que não param niveladas aos andarem, ou que sejam muito pequenas e sem ventilação, alarmes e comunicação precárias… Tudo isso pode por em risco as pessoas que utilizam os elevadores e até causar graves acidentes.
Além disso, há sempre uma nova norma de segurança a qual equipamentos antigos não conseguem mais se adequar. Apesar de último, este talvez seja o sinal mais importante de que é hora de modernizar.

  • O que saber sobre a demora nas viagens?

Os modelos antigos de elevadores têm um funcionamento mais lento e com o tempo de uso isso pode piorar ainda mais. O funcionamento inadequado e a demora na execução dos trajetos atrapalham muito todo o condomínio, principalmente em prédios comerciais.
Equipamentos modernos oferecem viagens mais rápidas e repostas mais prontas – quando acionado, abrir e fechar das portas, etc, porém com movimentos ainda mais suaves – sem aceleração ou paradas bruscas.

  • O que vale ressaltar do alto consumo de energia?

O gasto de energia elétrica dos elevadores pode ser um ótimo indicador de que é hora de fazer a troca. Só para se ter uma ideia, equipamentos modernos garantem uma economia de energia de até 40%.
A modernização, neste caso, pode ser encarada não só como um benefício para todos os condôminos, mas também como um investimento, já que com a economia muitas vezes é possível pagar a troca dos elevadores em cerca de dois anos.

  • O que saber sobre defeitos e problemas frequentes?

O primeiro sinal a ser observado é a necessidade constante de manutenção. Isso pode representar que há desgastes de componentes, corrosão e deterioração mecânica. E por isso alguns problemas se tornam comuns:
– Falhas e interrupções constantes no serviço;
– Equipamento que não atende alguns andares;
– Passageiros presos nas cabines com certa frequência;
– Desnível entre o andar e cabine;
– Barulhos altos e solavancos.

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