Veja tudo o que a ABNT exige em relação aos elevadores
A ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, publicou em 18 de setembro de 2008 a norma ABNT NBR 15597, estabelecendo regras para melhoria da segurança dos elevadores existentes, com o objetivo de atingir um nível equivalente de segurança àquele de um elevador recentemente instalado conforme a ABNT NBR NM 207 e aplicando o que há de mais avançado em segurança, tomando por base que:
Hoje no Brasil mais de 80% dos elevadores foram construídos e instalados com base nas ABNT NB 30 e ABNT NBR 7192, hoje canceladas e substituídas pela ABNT NBR NM 207. Os elevadores existentes foram instalados com o nível de segurança apropriado ao seu tempo. Este nível é mais baixo do que o nível mais avançado para a segurança dos dias de hoje.
Novas tecnologias e expectativas sociais levaram ao nível atual mais avançado para a segurança. Isto levou à situação hoje de diferentes níveis de segurança por todo o Brasil, causando acidentes. O objetivo da Norma 15597 é definir regras de segurança relativas a elevadores de passageiros, com vista a proteger as pessoas e objeto contra os riscos de acidentes relacionados com as operações pelo usuário, de manutenção e emergência de elevadores.
Exemplos:
- Aba de proteção
- Barra de reversão
- Botoeira de inspeção
- Chave de abrir porta ilhos
- Chave pap
- Contato do limitador
- Contato da polia tensora
- Escada de acesso ao poço
- Guarda corpo
- Guarda corpo casa máquinas
- Intercomunicador
- Luz de emergência
- Luz do passadiço
- Nivelamento VVVF ou CC
- Braile
- Luz de emregência casa de máquinas
- Marcação dos cabos
- Protetor de polia
- Protetor de soleira
- Avisos de segurança – placas